Ron Hardy
Sempre achei interessante entender a evolução e as conexões entre diversos estilos e tendências musicais. Por exemplo, todo mundo sabe que o House do anos 80 nasceu na Disco dos 70. Mas não é nada obvio como se deu a evolução de um estilo para o outro. Como as polidas baterias acústicas e os longos vocais de divas na Disco, foram dando lugar às batidas eletrônicas e cruas, e aos samples curtos e repetitivos do House?
Sem dúvida essa conexão rolou principalmente em Chicago, com seus vibrantes clubs, mas não tanto pelas mãos do Frankie Knuckles, como todo mundo diz. Na minha opinião, o House começou muito mais por obra do Ron Hardy, um DJ pioneiro que fazia suas próprias re-edições, literalmente picotando clássicos da Disco (editando o reel-to-reel, ou fita-de-rolo, com gilete e durex), misturava uma bateria Roland TR-606 nos seus sets (muito antes de qualquer Jeff Mills), além de pitadas de Kraftwerk e Ítalo. Ron também foi um dos primeiros DJs a tocar faixas produzidas por Steve Silk Hurley, Jamie Principle, Larry Heard, entre outros produtores de Chicago.
Uma boa quantidade de DJ sets do Ron, gravados entre 1983 e 1988 quando Ron era residente do club Music Box, está disponível nas Deep house pages. Os sets têm qualidade de gravação ruim, pois foram digitalizados de fitas cassete antigas, mas valem como registro. Alguns dos sets que gosto mais são de dezembro de 1985 (MP3), que contém alguns Ítalos, o edit do Ron pra “Let No Man Put Asunder”, Liquid Liquid, entre vários outros clássicos. Outro mix legal é de junho de 1984 (MP3), seguindo uma receita parecida.
Se quiser ler mais, existe um biografia e uma reportagem bastante interessantes sobre Ron.
bV
cara, ao clicar nos ítens dos sets, baixou dois arquivos minúsculos com extensão .RAM, como rola isso, se rola no mac?
Guilherme M.
Precisa do RealAudio pra ouvir. Coloquei um link (MP3) ao lado que abre um arquivo deste formato. Você também pode entrar na Deep house pages e fazer um search por “Ron Hardy” que aparecerão este e outros mixes dele.
Caco
Muito interessante a sua teoria, Guilherme, fiquei convencido ao ouvir vários sets do Ron Hardy e entender o que vc falou, o cara é uma transição.
Guilherme M.
A teoria não é minha, mas eu apóio. O Ron foi sem dúvida ums dos maiores DJs que já apareceram…
Leandro Bionic
Simplesmente demais, graças a Deus minha cultura musical tem sua raiz em Chicago e Detroit!
Os verdadeiros pais da dance music!