Topo

Mais Cosmic

Mais Cosmic

Prometi que falaria mais sobre esse estilo que alguns chamam de Cosmic. Esse nome não define um tipo de som, mas sim mais um clima, ou atmosfera espacial que os DJs da época criavam nos clubs. A música era uma mistura de funk, batuques, eletrônica viajante e Disco, muitas vezes tocados em rotação errada (em 33 rpm em vez de 45, por exemplo), e próximo ao estilo que alguns chamam de Balearic. O Cosmic nasceu no início dos 80, principalmente em boates do litoral italiano, no mar Adriático, e foi um fenômeno local, sem ligação alguma com as cenas em Chicago ou Nova York (aonde a Disco transformava-se em House).

Baldelli
Baldelli, Grace Jones e Moz-Art na Baia degli Angeli, boate famosa da era Cosmic.

Recentemente, uma compilação interessante com faixas novas e alguns clássicos da era Cosmic foi lançada. Não sei se é mixada, mas parece uma boa apresentação ao estilo.

Outras boas introduções são os DJ sets gravados na época. Além do Moz-Art já comentado aqui, outros dos principais DJs desse estilo são Daniel Baldelli e Beppe Loda. Existe uma entrevista muito legal do Daniel Wang (Balihu) com o Baldelli, e outras duas com o Loda, na Cisco e na TropicalSystem.

Este site italiano costumava ser uma ótima fonte de DJ sets destes e de outros nomes da época, mas no momento ele está inativo. Vou procurar outras fontes e posto por aqui. Meus mixes preferidos são do Moz-Art, em especial a série Quasar, pois ele era o DJ mais criativo.

8 Comentários
  • Rafael Vitiello

    Eu nunca tinha ouvido falar desse termo!
    Morei na Itália por 2 anos e frequentei alguns clubs da Riviera Adriática, conhecida por ter sido parte da vanguarda Acid House. Lá existem bares/clubes na praia que fazem apresentações ao vivo de soul, blues, funky e sets de house music (o gênero eletrônico mais IDOLATRADO pelos italianos). Ouvi alguns cd´s desses bares que o povo por lá chamava de lounge music ou chill out (isso quando tb num diziam q era house), mas axei um pouco diferente…
    Tem muitas faixas com vocais de uma poesia maravilhosa, por exemplo uma versão de “baby can I hold you” de tracy chapman que chegava parecer comercial, mas com uma atmosfera diferente, relaxante, esperançosa…BOA!
    Adorei saber dessa!

    15/09/2006 em 11:52
  • Guilherme M.

    Costumam também usar os termos “afro funk” ou “afro cosmic” pra chamar o estilo… bom, apenas rótulos. Alias, Cosmic foi também o nome de uma das boates no Lago de Gardia, perto de Verona (talvez você tenha conhecido?), assim como a Cattolica (aonde o Baldelli começou a tocar). Já a Typhoon, aonde o Loda tocava, era em Gambara, na região da Brescia. De fato, o Cosmic foi mesmo uma precursora da Acid House…

    15/09/2006 em 12:17
  • Guilherme M.

    Esta outra compilação que acabei de conhecer também parece um bom exemplo de Cosmic, com outras influências da época. Detalhe que ela foi organizada pelo Sal P. (aka Salvatore Principato), um dos membros do Liquid Liquid.

    15/09/2006 em 23:05
  • Guilherme M.

    Conversando com uma amiga alemã estes dias, ela disse que costuma passar férias em Veneza (Venice). Então, perguntei se ela costuma ir em outras praias da região do Adriático, aonde eram os clubes que referi no texto.
    Olhem a resposta: “I always pass the Lago di Garda, Verona, Vicenza, etc. when I go to Venice. But I’m always too lazy to stop, because I want to go to the sea as soon as possible. In general there are no attractions or night-life for younger people in Venice. All of them go to the lagoon and there you have the real big discos and fun areas”.

    Ou seja, até hoje existem os clubs naquela região. Deve ser uma viagem divertida…

    18/09/2006 em 14:08
  • Caco

    Ouvi a amostra dessas referidas compilações e achei a roupagem um pouco mais contemporânea, sei lá, esperava alguma coisa menos trabalhada. Valeu pela dica, já os encomendei.

    19/09/2006 em 17:22
  • Rafael Vitiello

    A região do lago de Garda é sim rodeada de clubs, mas nada de muito impressionante. A maioria é comercial e sem uma identidade musical definida (Gwen Stefani reinava absoluta nas pistas por lá, junto de Rihanna e derivados).
    Sei que tinha um pub que fazia musica afro ao vivo e era o máximo, atabaques, congas e tudo mais, ás vezes com uns dj´s no meio…
    Como clube mesmo o mais famoso por lá é o “Mazoon”, que aos sábados hospeda o projeto caliente “Le Plaisir”, com festas históricas como a “White Trash” e também o projeto “Metempsicose” que já recebeu o dj Sven Vath.
    É o que rola de melhor por lá…

    20/09/2006 em 11:34